Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa muito preocupada com o bem estar dos outros... O meu EU sempre fica em segundo plano. Pena que os Políticos e os eleitores em geral ainda não tem essa consciência... Tenho esperança que em futuro próximo, tudo será melhor... Temos que acreditar, sempre.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Intensidade e os seus dois lados...

Nós, seres humanos temos sempre dois caminhos a seguir e passamos a vida lutando a favor de um e contra o outro. Nem sempre conseguimos em tudo realizar aquilo que é do nosso agrado e quando olhamos para dentro de nós, vemos que a trajetória está fora daquilo que se programou e então tentamos novamente fazer o caminho da volta. Caminho este, que nem sempre é fácil e exige muito de cada um de nós e nos faz sofrer e faz sofrer quem convive conosco. Assim levamos a vida e muitas vezes somos levados pela vida. Quando menos esperamos somos surpreendidos pela vida e uma nova decisão é inevitável. Isso aconteceu com um amigo que nesta semana fez a passagem definitiva para junto a Deus. Viveu intensamente os dois caminhos. Por muitas vezes se perdeu no caminho das trevas. Mas por outro lado, tantas vezes se realizou por ter conseguido retornar e novamente brilhar no lado do bem. Não quero aqui destacar em nada aquilo que não constrói e fazer o mesmo que o Cristo sempre fez e continua fazendo, que é esquecer as impurezas e enaltecer as virtudes. Agora para falar de suas virtudes, poderia ocupar muitas páginas, pois ele viveu com muita intensidade o lado do bem, todas as vezes que resolveu abraçá-lo. Tenho orgulho de ter sido amigo deste amigo e sou testemunho da sua garra em favor de tantas causas que merecessem o seu empenho. Principalmente, depois que aceitou participar do Cursilho e quando aceitou lutar por ele, com ele e nele. Foi assim na fundação da Pastoral da Sobriedade. Foi assim pela Casa de apoio Padre Aloísio e foi assim quando mesmo sem concordar, deixou sempre livre o caminho para o engajamento de sua esposa no Cursilho, bem como na caminhada de pastoral. Deus sempre é muito justo para conosco e tenho plena convicção que ele também foi justo com este meu amigo. Pois nós que somos humanos e falhos, já vemos com clareza e certeza que o caminho dele foi destacado para o bem, Deus em seu julgamento fez o mesmo. Até porque Deus é pleno de perdão. Quero cultivar com muita serenidade tudo de bom que este meu afilhado do Cursilho fez durante sua vida e guardar com muito carinho o seu nome em minha memória. Muito obrigado Antônio Kasteler.
João Prim
Conselheiro Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil
05/02/2011.
Jaraguá do Sul – SC.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UM ATÉ BREVE, AMIGO...

Carinhosamente eu o chamava de “Cotonete de Joinville”. E por quê? Talvez por ser o cotonete de aparência pura, branca e disponível para tudo... Assim também era este meu amigo. Para ele não tinha cara feia que não merecesse ser encarada e com argumentos firmes, tirados da Vida e do Evangelho de Jesus Cristo. Em tudo ele se fazia presente e presente de uma maneira firme e contagiante. Para tudo ele achava uma solução, desde a mais singela até a mais espinhosa. Não encontrei jamais na sua vida um não, no sentido de que isso eu não farei, pois quando era para ajudar a alguém, ele estava à disposição e sem questionar. Sempre com pressa e sempre correndo, pois assim tinha a certeza de que conseguiria fazer mais coisas em menos tempo e de fato conseguiu. Nos meus quase 27 anos de Cursilho e grande parte destes convivendo nos “retiros” nos “encontros” e nas “assembléias”, sempre tive a certeza de que uma vida deve ser vivida com um profundo sentido Cristão e que isso tem que ser colocado em prática nas atitudes diárias e isso meu amigo também fez e muito bem. Conseguiu fazer com que sua família vivesse estes ideais profundamente. Ao ponto de não medirem esforços nos últimos três meses, quando ele estava aparentemente inconsciente, para estar sempre do seu lado e transmitir muito carinho com a serenidade como o Cristo quer que façamos. Na convivência com os amigos, ele sempre teve esta mesma atenção e quando necessário, não contava até dois, para dizer que isso estava certo ou mesmo que estava errado e muitas vezes a resposta vinha em um simples olhar de aprovação ou reprovação. Um olhar de amigo, um olhar de quem estava ali para ajudar e ajudava com um sorriso sereno que transmitia paz. Vale dizer ainda, que quando eu era coordenador Diocesano e no dia da Assembléia para eleger o novo coordenador, este meu amigo foi eleito e sem estar presente. Algum compromisso de última hora mereceu sua atenção e ficou ausente, mesmo quando já estava bem cotado para ser novo coordenador. Mandou um simples bilhete, justificando-se pela ausência e ao mesmo tempo deixando seu nome disponível para ser eleito. E foi eleito coordenador Diocesano e exerceu muito bem a coordenação durante três anos a frente do Cursilho de Cristandade do Brasil da Diocese de Joinville. Eu tenho toda a certeza que este meu amigo está junto de Deus e continua de lá com a mesma pressa, intercedendo por cada um de nós que ainda precisamos terminar a nossa jornada aqui neste mundo. Assim faço votos para que possamos nos encontrar em futuro próximo lá no céu junto do pai... Não é verdade, LUIZ CECATTI?
Um grande abraço fraterno,
João Prim
Conselheiro Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil.
04/02/2011.
Jaraguá do Sul - SC

Contador de Visitantes