Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa muito preocupada com o bem estar dos outros... O meu EU sempre fica em segundo plano. Pena que os Políticos e os eleitores em geral ainda não tem essa consciência... Tenho esperança que em futuro próximo, tudo será melhor... Temos que acreditar, sempre.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A história da família PRIM no Brasil e sua origem na Alemanha

Desde cedo em minha vida já tinha interesse em aprender sobre o passado e a verdadeira história da família PRIM no Brasil, de sua origem e vinda da Alemanha. Sabíamos que vieram João Prim e Bárbara Steimbach casados e com dois filhos Nicolau e João Pedro em 1.829 no Navio Brigue Luisa, desembarcando em Desterro, hoje Florianópolis e posteriormente deslocando-se mata adentro até a localidade de São Pedro de Alcântara – SC. Em viagem de passeio à Europa entre 18/09 a 04/10/2011 e graças ao interesse e empenho de Pedro e Doris Kunz, amigos na Alemanha, descobrimos em site na internet que João Prim e Bárbara Steimbach, saíram de Waldrach, município localizado perto de Trier, a cidade mais antiga da Alemanha. Waldrach tem muitas comunidades, pequenos povoados, sendo que a Bárbara Steimbach nasceu e viveu em Herl e João Prim nasceu, viveu e casou em Farschweiler. As duas comunidades/povoados são distantes uma da outra, somente 1.000 metros. Ao achar estes dados na internet no dia 29/09 à noite, ligamos logo cedo dia 30/09 à Prefeita do município de Waldrach, Silke Bigge, que, aliás, mora na casa que era dos PRIM e que foi construída em torno de 1.800 e recentemente restaurada, mantendo suas características originais. Foi muito emocionante nossa chegada à casa da Prefeita,pois quando ela nos viu, disse que já não precisava consultar mais nada sobre o passado da família, pois estavam na cara as semelhanças e os traços e disse que eu era muito parecido com o Padre Edevin Prim. A prefeita fez vários contatos por telefone com integrantes da família e falando da novidade. Em seguida já apareceu na casa da Prefeita a Hedwig, esposa de Rudolf Prim e que é primo do Padre. O Rudolf que estava trabalhando e só estaria em casa no final da tarde, bastou um telefonema da esposa e em menos de 15 minutos ele já estava ali, permanecendo conosco até nos conduzir ao encontro do Padre Edevin. O encontro com o Padre foi em praça pública, visto que ele não tinha disponibilidade para nos encontrar, mas considerando os muitos telefonemas que recebeu apelando e afirmando da grande semelhança entre nós, veio ao nosso encontro. Foi uma grande festa em plena praça e ali estava também à irmã do padre, Margarete Prim, Karl Prim e sua esposa Cristina. O encontro foi muito alegre e harmonioso e entre todos ficou a certeza de que deveremos manter laços de família, apesar do tempo que já passou e da distância entre nós no parentesco. Receberam com muita alegria a notícia das nossas PRIMFEST e comunicamos que em 2012, acontecerá a VIII edição em Santo Amaro da Imperatriz. Feito o convite, gostaram e tenho coragem de afirmar que vamos ter visitantes ilustres da Alemanha em nossa próxima festa. A missão futura do Padre Edevin e do Rudolf, será pesquisar junto à Diocese os registros antes de 1.829 e assim descobrir onde e como eles são ligados a João Prim.
Abraço,
João Prim – Jaraguá do Sul – SC. 13/10/2011.

5 comentários:

  1. Parabéns por este belo resgate familiar!! Deu pra perceber q o encontro de vcs foi muito alegre, como todo encontro da Família PRIM... bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá sr. João

    Saudações!
    Pesquisando na intenet sobre a família do meu marido, Cristiano Prim, cheguei até seu blog.
    Depois de uns anos, ele resolveu tentar enfim, a cidadania alemã pelo lado materno, mesmo sabendo que as possibilidades eram remotas (visto que é nascido em 1972), mas como toda a família já tem, apenas ele e os irmãos ainda não tinha, tentou. Em vão, as leis são rígidas e não há excessões.
    Chateado, pequisou sobre a possibilidade de tirar a cidadania polonesa, mas veio a surpresa, somente paterna, desde que o pai tivesse nascido depois de 1951. O pai do Cristiano (família viveu e blumenau), sr. Walfrido Prim, é de 1948. Então, nos sugeriram pesquisar pelos Prim, mesmo o meu sogro dizendo que seria inviável, pois não se sabe nada a respeito.
    Ainda assim, estamos decididos a buscar mais informações a respeito da chegada dos bisavôs do meu marido, que são da família Prim, no Brasil.
    Começamos hoje, mas ler o seu relato nos animou muito!
    Se tiver alguma direção para nos dar, por onde seguir e começar, agradeceremos imensamente.

    Um abraço amigo,


    Gisele e Cristiano Prim
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gisele..
      Você acredita que estou vivo e que faz mais de dois anos que não entro no meu próprio Blog??? Kkkkkkkkk
      Desculpa, viu!.
      Mas acho que posso colaborar com algumas informações. Mas me fala, conseguiram algo nestes dois anos? Para melhor comunicação, vai meu telegone/zap 48-99173-1155.
      Vejo que a família de seu marido é dos Prim de Blumenau e neste caso, Ele deve ser descendente de Nicolau Prim que veio menjno da Alemanha junto com João Pedro e pais João/Bárbara Steinbach.
      O Nicolau casou com uma esposa de sobrenome Schappo e ela é de Luxemburgo e nasceu dentro dos limites ecigidos por Lei para pedir cidadania de Luxemburgo.
      O João Pedro, casou com uma esposa com sobrenome Wild, que também veio de Luxemburgo, porem Ela faleceu menos de dois anos antes da data exigida. Assim, nós não temos chance de pedir essa cidadania. Acho que seu marido, pode pedir cidadania de Luxemburgo. Eu já estive duas vezes neste país, que fica há 15 minutos dd carro dd Farsweiler de knde moram nossos parentes. Abraço.

      Excluir
  3. Minha mae e prim meu vo era paulo prim meu vo contava muita estoria

    ResponderExcluir
  4. Olá Gina,

    Conseguiu algo sobre cidadania alemã?
    Meu avô é Germano Prim

    Obrigada

    ResponderExcluir

Contador de Visitantes