Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa muito preocupada com o bem estar dos outros... O meu EU sempre fica em segundo plano. Pena que os Políticos e os eleitores em geral ainda não tem essa consciência... Tenho esperança que em futuro próximo, tudo será melhor... Temos que acreditar, sempre.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CORRUPÇÃO... VAMOS FAZER O CAMINHO DA VOLTA?

Desde os tempos mais remotos já se tem conhecimento da existência de espertalhões que se aproveitavam dos mais fracos para praticar em seu favor o recebimento de propinas e assim generalizar a total falta de ética.
No Brasil, essa prática tornou-se popular com a Lei de Gérson. Em 1976, Gérson de Oliveira Nunes, campeão mundial da Copa de 1970, popularizou a malandragem, a esperteza e o tão propagado “Jeitinho brasileiro”. Através da propaganda do cigarro Vila Rica, enumerando as vantagens por essa marca no comercial de televisão. “É gostoso, suave e não irrita a garganta... Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?... Gosto de levar vantagem em tudo, certo?". (http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/04/08/lei_de_gerson/)
Esse costume acontece até hoje e todos queremos levar vantagem em tudo. Sabemos que os políticos são os mais visados em nossas críticas e realmente eles fazem por merecer, pelos seguintes motivos: Há aqueles que fazem no seu mandato essa pratica se tornar realidade e aqueles que procuram ser éticos, mas não denunciam os primeiros... Logo, todos se igualam.
Infelizmente, grande parte da população pratica a corrupção em seu dia a dia, quando vende o seu voto em troca de favores; quando gasta um valor no restaurante e pede uma nota fiscal com valor superior para cobrar do patrão; quando em cargos de confiança em empresa privada, pública ou em qualquer tipo de organização, exigimos favores extra negócios; quando faltamos com a verdade em nossas convivências; quando traímos a confiança e a fidelidade prometida a alguém; quando pagamos propina ao guarda para evitar uma multa; quando usamos da prática de chantagens para calar a consciência do próximo e além destas citações... Em tudo aquilo que fazemos e que nos deixa com peso na consciência... A tudo isso podemos chamar de Corrupção.
Precisamos sonhar e procurar conscientizar nossa sociedade a fazer o caminho da volta. Isso é possível? Com certeza. Basta iniciar pelo meu EU. Eu preciso iniciar essa prática na minha vida diária e deixar com que os outros, façam o mesmo pelo meu exemplo. Em mais de vinte anos viajando pelo Brasil, ao pedir uma nota fiscal em restaurantes e hotéis, ouço a seguinte pergunta em quase 100% dos casos. Qual é o valor da nota? E sempre tenho que dizer que o valor é no mesmo valor do consumo. Com a ajuda de todos, poderemos acabar com o mal da Corrupção... Vamos tentar?

João Prim
Conselheiro do MCC – GER SUL IV.
Jaraguá do Sul – SC
17/01/2010

Um comentário:

  1. É isso aí!
    Se cada um fizesse a sua parte, não aceitando as oportunidades para a desonestidade, o mundo estaria bem melhor! Mas ainda há tempo para esta conscientização, creio eu.
    Solange

    ResponderExcluir

Contador de Visitantes