Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa muito preocupada com o bem estar dos outros... O meu EU sempre fica em segundo plano. Pena que os Políticos e os eleitores em geral ainda não tem essa consciência... Tenho esperança que em futuro próximo, tudo será melhor... Temos que acreditar, sempre.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Horta caseira, cada casa deveria ter a sua.

Na minha vida inteira tenho cultivado horta caseira, ali tenho colhido muitas verduras que fazem uma grande diferença na saúde e no orçamento doméstico. Recentemente, em viagem ao Sertão da Bahia, a serviço voluntário pelas Santas Missões Populares, na Diocese de Barras, Paróquia de São Gonçalo na cidade de Buritirama – BA, eu deparei com uma cruel realidade. As pessoas lá no Sertão sobrevivem basicamente com os recursos que recebem da “Bolsa família”. A região é muito plana e muito seca. Desde janeiro 2016 até julho 2016, não choveu um pingo e como a terra é muito arenosa, não nasce absolutamente nada. Dá dó em ver o sofrimento deste povo e mesmo assim é contagiante ver a alegria que eles vivem em unidade e partilha de um para com o outro em todos os sentidos. Vivem de verdade do jeito como viviam os primeiros Cristãos, relatado em Atos dos Apóstolos no Novo Testamento na Bíblia. Voltei convencido de que nas regiões de extrema seca o valor do benefício às famílias deveria ser maior. E mais convencido ainda de que em regiões, onde chove regularmente, ninguém deveria receber esse benefício do Governo, salvo em casos extremos de grave doença. Explico porque penso desta forma. Acontece que aqui no Sul e em tantas regiões do Brasil onde o clima é totalmente favorável ao cultivo, todos deveriam ter sua horta em casa. Alguém poderá dizer que não tem alguns metros quadrados para cultivar uma horta e/ou que em pouco espaço não se colhe muita coisa. E eu digo que em quaisquer dois metros quadrados, pode-se colher o suficiente que nenhuma família consegue consumir. Eu mesmo venho praticando isso em minha vida inteira, sempre com resultado tão positivo, ao ponto de poder repartir entre os vizinhos. Os meus vizinhos, desde Jaraguá do Sul e hoje em Palhoça, já tem recebido muitas verduras e frutas colhidos em pequenas hortas. É possível colher até em cima de uma Lage e ou em Apartamentos. Sem considerar que as verduras que se colhe em casa, são livres de venenos e podemos chamar de orgânicos. Eu vejo tantas terras que não são aproveitados a beira das nossas Rodovias, nos 30 metros em cada lado e que poderia ser utilizado por hortas caseiras. O que falta nos dias de hoje é vontade de trabalhar e por isso é muito fácil se pendurar nas bolsas do Governo e não fazer força. O que falta é vergonha na cara, para falar o português corretamente. O trabalho humano é bíblico e desde sempre está lá. “Trabalharás e te sustentarás com o suor de seu rosto”. Quando não fazemos isso, estamos pecando e tirando algo de alguém que precisa muito mais do que nós. Parece que perdemos a capacidade de fazer um exame de consciência e fazer da Vida uma prática mais coerente. Voltei encantado das Santas Missões Populares da Bahia e com a certeza que em 2017, quero estar lá novamente, para aprender com a simplicidade deste povo. Essas trocas de experiências nos fazem crescer em todos os sentidos e é assim que se constrói uma Nação de Ordem e Progresso. Todos olhando na mesma direção com solidariedade e honestidade. João Prim Líder Comunitário, Palhoça – SC 29/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de Visitantes